UEE RN CONVOCA ESTUDANTES E TRABALHADORES PARA CONSTRUIR AGENDA DE LUTAS CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM

10/01/2025

No último mês, a Prefeitura de Natal aumentou a tarifa de ônibus da capital potiguar, elevando o valor da passagem de R$ 4,50 para R$ 4,90. Essa medida vai na contramão das necessidades de mais de 400 mil estudantes e trabalhadores que dependem diariamente do transporte público, impactando diretamente a vida de quem mais precisa.

A reunião que decidiu o aumento também foi marcada pela violência da guarda municipal, que usou força para conter os estudantes e trabalhadores que protestavam contra a medida. Esse episódio reflete a insensibilidade do poder público em relação àqueles que mais sofrem com a precariedade do transporte e a elevação de tarifas.

Diante disso, a União Estadual dos Estudantes (UEE-RN) convoca estudantes, Diretórios Centrais, Centros e Diretórios Acadêmicos, coletivos e movimentos sociais para se somarem à construção de uma agenda de lutas contra o aumento abusivo da tarifa e em defesa do passe livre estudantil.

A Presidenta da UEE-RN, Luh Vieira, declarou: "Estamos puxando essa reunião com o coletivo do Movimento Estudantil para  debater qual vai ser a agenda de lutas que a gente vai construir contra o aumento da passagem em Natal. É muito complicado que mais uma vez viramos o ano e tendo um aumento de passagem. Sabemos que com aumento de passagem quem mais sofre é o trabalhador." Ela ainda completou: "O nosso objetivo é conseguir o passe livre, sabemos que o ir e vir é um direito do trabalhador e que a gente pagar por isso é pagar ainda mais para ter acesso à cultura, pagar para ter acesso à educação, à moradia. Então, queremos um novo mundo, uma nova cidade onde o trabalhador não banque as empresas de transporte."

A reunião será realizada na próxima segunda-feira (13), às 17h, no Diretório Central de Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Tem alguma dúvida de como participar? Entre em contato com a UEE-RN por meio de nossas redes sociais.

Vem construir essa mobilização com a gente e mostrar que o povo tem voz e não será silenciado!